-
Arquitetos: David Baker + Partners Architects; David Baker + Partners Architects
- Ano: 2012
-
Fotografias:Bruce Damonte
Descrição enviada pela equipe de projeto. Station Center está no cerne da visão da Union City em criar o Station District, um centro urbano vibrante abundante em comércio, áreas verdes e habitação de alta qualidade.
Viablizada pelo programa aprovado pelo projeto de lei 1C TOD votado pela população, o projeto de Habitação Familiar Station Center constitui o componente de habitação acessível do Plano Diretor de Union City, que determina a conversão da Estação de Transito Rápido da baía da cidade em uma estação intermodal.
O projeto dotado do Selo LEED Platinum Habitacional está localizado em um antigo "brownfield" comprimido entre a estação e os trilhos e atualmente isolado pelos trilhos.
A habitação voltada aos trabalhadores da região contém 157 unidades de aluguel acessível em dois edifícios que enquadram uma área de playground e olham para uma nova praça e, eventualmente, para uma conexão direta com a estação intermodal.
O edifício possui arestas ativadas: a elevação que acompanha a via principal é dotada de comécios, como um café e um mercado. Ao longo das ruas residenciais menores, entradas públicas conectam a calçada. Na parte traseira, o edifício envolve o estacionamento do conjunto, abrandando sua visualidade. O estacionamento foi implantado pensando em distanciar o conjunto do barulho das linhas férreas.
No Interior, a área comum conecta-se à área de atividades físicas e à piscina, abrindo-se a uma grande clareira, criando um espaço de convivência amplo e diverso. O grande pátio contém jardins para os residentes, áreas de estar formais e informais e um playground habitado por divertidos gorilas de concreto. A paisagem, que recebeu o selo Bay-Friendly economiza mais de 7000 litros de água por ano na sua manutenção, se comparada a um projeto comum.
A entrada principal é emoldurada por um portal adornado com um mural feito em parceria com a comunidade, visível do bairro e da linha férrea. O mural, inspirado em uma intrépida planta local irrompendo do concreto em direção ao céu, possui mensagens de boas vindas em diversas línguas.
Uma criança de nove anos que vive no conjunto afirma: "Todos aqui tem raízes em diferentes partes do mundo e juntos crescemos e florescemos como uma comunidade".